5 dicas para cuidar da saúde mental em tempos de pandemia

Quando você brindou 2020 passava pela sua casa cabeça que este seria um dos anos mais diferentes em todo o mundo?  Com a pandemia da Covid-19, a rotina de todos mudou e, infelizmente, para pior. O isolamento ou distanciamento social tem sido um desafio e, nestas horas, mais do que nunca, é preciso que a gente cuide da nossa saúde mental.

Mas por que estamos falando isso?

Provavelmente você somou alguns dias sem poder trabalhar fisicamente nos últimos meses, certo?! Estar em casa, trabalhando no modelo Home Office, trouxe incertezas para muitas pessoas.

São durante estes momentos de incerteza que nos sentimos mais ansiosos, tristes angustiados…

Você também se sentiu ou se sente assim? Então precisamos falar sobre saúde mental!

Hoje trazemos 5 dicas para que você cuide da sua saúde mental e também das pessoas que trabalham com você neste momento de pandemia.

1 – Cuide com o excesso de informações

Nós sempre usamos aquela máxima: “informação nunca é demais”. Bom, isto é uma verdade, porém, neste momento é preciso repensar. Este tem sido o maior problema de muitas pessoas.

Ser bombardeado a toda a hora com informações, números de novos casos, mortes nosso bairro, cidade, estado… Este excesso de informações pode ser entendido pelo nosso organismo como uma sobrecarga de estímulos, o que pode aumentar os níveis de estresse e de ansiedade.

Portanto, desligue a TV, saia da internet, se desconecte um pouco da sua fonte de informação.

Mas vale abrir um parêntese aqui, o trabalho que a imprensa tem feito para informar sobre a Covid-19 é muito importante. É por conta deles que sabemos como nos prevenir e cuidar da nossa saúde.

2 – Procure hobbies e atividades

Tirou aquele momento para se desconectar? Então ache o que fazer. Quem sabe aquele hobbie que há tempos você não pratica? E aquele livro que você queria ler, mas estava sempre sem tempo?

As atividades prazerosas podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida, contribuindo positivamente para uma sensação de bem-estar e melhorando a sua saúde mental.

3 – Cuide bem do seu sono

Muitas pessoas, sobretudo aquelas que moram nas grandes cidades, enfrentam um trânsito caótico todos os dias. Muitas vezes, para poder trabalhar, se dorme muito tarde e se acorda muito cedo.

Agora, trabalhando de casa, cuide melhor do seu sono. Se você conseguir manter um padrão de sono de qualidade, acordará restaurado no dia seguinte, com mais energia e foco para suas atividades, bom humor e com seu sistema imunológico fortalecido, o que é extremamente importante para lutar contra a doença.

Mas você pode estar me dizendo: “Eu estou indo trabalhar e continuo a enfrentar este trânsito”. Então aproveite estes dias diferentes para mudar sua rotina: durma mais cedo, coma menos comidas pesadas durante a noite, evite beber. Isto ajudará você a regular seu sono e sua saúde mental agradecerá.

4 – Estabeleça uma rotina diária

Falando em rotina, é importante que você estabeleça uma. Você sabe o por quê? A rotina pode ser terapêutica! Quando você se organiza você tem uma sensação de mais controle, o que traz segurança e conforto emocional.

Portanto, estabeleça horários, mesmo em casa, para acordar, tomar café, fazer aquele intervalo, parar de trabalhar, fazer aquela atividade prazerosa e, então, dormir.

5 – Esteja perto mesmo de longe.

Este problema é um dos mais difíceis e que tem trazido mais ansiedade e tristeza às pessoas: ficar longe uns dos outros.

É nestas horas que você pode abusar da tecnologia (não para ler notícias), mas para fazer uma videochamada com a família, com os amigos.

Muitas pessoas, aliás, tem ido para as janelas de prédios conversar com vizinhos. Para o muro de casa. Outras também têm redescoberto como é morar com os próprios familiares que estão em casa.  Ressignifique os seus dias em casa.

Cuidar da saúde mental é apenas um passo

Cuidar da nossa saúde mental é extremamente importante. Não foi a toa que separamos estas dicas para vocês, porém, precisamos lembrar: somente juntos e com distanciamento social vamos conseguir vencer esta pandemia.

Evite ao máximo sair de casa. Ao sair, use máscara. Ao chegar, lave bem as mãos com água e sabão, utilize álcool em gel, se proteja!

Em breve, estes dias ruins serão apenas histórias…

Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esteja antenado às novidades do SST

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nossos Cursos

PCMSO da nova SST, com Dr Rafael calixto

Aprenda TUDO que você precisa saber da NR-7 na nova SST com exemplos práticos, ferramentas e estudos de caso, e também como a gestão do PCMSO se adequa ao PGR e eSocial!

Mentoria FAP Expert

chegou a hora de você Dominar de uma vez por todas A gestão do FAP e sua carreira como Profissional de sst.

Curso Prático de Contestação do FAP

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo

Mentoria GRO e PGR

Torne-se um profissional de SST valorizado no mercado, cobiçado pelas empresas e melhor remunerado em