As empresas precisam prezar pelo bem mais valioso que elas têm: as pessoas.
De nada adianta contratar os melhores profissionais e disponibilizar as melhores ferramentas de trabalho se os funcionários não se sentem bem recebidos e felizes no seu trabalho.
Contar com o suporte da instituição em todos os momentos é fundamental para que o colaborador enfrente as adversidades e consiga entregar o seu melhor. 📈
Um funcionário feliz e saudável mentalmente é mais propenso a prosperar na vida pessoal e no trabalho, desempenhando suas funções com qualidade e ótima relação com a equipe.
Dessa forma, o número de faltas e a taxa de absenteísmo tendem a cair significativamente.
📌 Pensando nisso, separamos algumas dicas para cuidar da saúde mental do trabalhador:
✅ Manter uma comunicação eficaz – Quando não se tem um fluxo de informações eficiente os setores se sentem desguarnecidos. A troca de experiências é muito importante para que os departamentos trabalhem de forma integrada.
✅ Manter uma rotina sólida – Organize reuniões diárias pela manhã para garantir que os funcionários estão prontos para começar o dia – esses encontros precisam ser breves (15 minutos) e você pode começar essas reuniões com boas notícias. Da mesma forma, estabelecer horários específicos para pausas e almoços leva a equipe a fazer pausas regulares.
✅ Incentivar a desconexão – Estimular práticas de relaxamento, alongamento e meditação, por exemplo, pode fazer com que os participantes resgatem suas origens e lidem melhor com suas dores.
Essas são apenas algumas práticas que podem ser desenvolvidas. O essencial é assumir a saúde mental como um ativo primordial para uma empresa mais saudável.