Caro leitor, como profissionais de Segurança do Trabalho uma das nossas grandes tarefas é motivar os colaboradores à segurança, não é mesmo? Mas e a nós, quem motiva? Nós podemos tomar atitudes simples no dia a dia para nos mantermos motivados… Confira mais sobre isso no texto a seguir!
Motivar os colaboradores a trabalhar em segurança faz parte do trabalho do profissional de segurança. Mas quem motiva o motivador? Sua atitude importa MUITO!
Isso porque determina a maneira como você aborda ou sente sobre algo, que, por sua vez, afetará diretamente seu comportamento. Por exemplo, se você tem uma atitude negativa sobre exercícios, é menos provável que você dê certo.
Sua atitude também afeta seu julgamento. Entrar em uma reunião com uma atitude negativa pode lhe dar um forte viés de confirmação, que estimula você a ser irracional e argumentativo. E sua atitude geral sobre a vida pode manchar ou alegrar sua experiência diária.
Como melhorar sua atitude?
Cientistas sociais e pesquisadores descobriram que todos nós temos uma linha de base emocional. Algumas pessoas naturalmente têm uma atitude mais feliz do que outras. Nosso ambiente e hábitos podem mudar isso e mover nossa linha de base para cima ou para baixo.
Um poderoso contribuinte ambiental para sua mentalidade são as pessoas com quem você interage regularmente. Se eles são alegres, é mais provável que você seja alegre. Se eles são miseráveis, vai te forçar a sentir o mesmo. Porque com quem “saímos” tem uma forte influência em nossa atitude, por mais dura que possa parecer, é a grande verdade.
Você tem três tipos principais de pensamentos.
Um deles: pensamentos aleatórios que aparecem sem razão aparente.
Depois que eu me acomodei no meu travesseiro e começo a notar minha respiração por um pouco, pensamentos aleatórios aparecem em minha mente. Muitas vezes, eles são sobre algo que eu planejo fazer mais tarde no dia ou algo recente que aconteceu comigo, mas eu nunca sei por que uma categoria de pensamento aparece. Não há muito que você possa fazer sobre esse tipo de pensamento.
Então há pensamentos estimulados aqueles provocados pelo seu ambiente.
Você descasca uma laranja e isso tem lembra um sítio ou fazendo quando você era criança.
Pensamentos deliberados, no entanto, você pode controlar, e eles são os únicos que podem moldar sua atitude. Quando acordo, os primeiros pensamentos que tenho podem ocorrer espontaneamente. Às vezes acordo com pensamentos ansiosos. Mas depois de um momento, posso criar pensamentos propositadamente encorajadores e inspiradores.
Eu digo a mim mesmo, “Vai ser um lindo dia para estar vivo”, ou algo parecido. Mais tarde, se vou me encontrar com um cliente ou trabalhar em um projeto, vou pensar deliberadamente: “Esta vai ser uma reunião divertida” ou “Eu vou gostar de fazer esse projeto hoje.” Você pode fazer o mesmo. Antes de realizar sua inspeção no local de trabalho, diga a si mesmo: “Vou gostar disso e hoje vai ser um dia produtivo para segurança”.
Você aparecerá com uma atitude brilhante e, talvez, inspire outros ao seu redor a fazer o mesmo.