Você ainda tem alguma dúvida de que vivemos na era da tecnologia? Nós não! Com novos projetos nascendo e sendo executados diariamente ao redor do mundo, com certeza não ficaríamos de fora, não é mesmo?! A área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) também pode ser extremamente beneficiada por meio da tecnologia e é sobre isto que faláramos neste artigo.
Sem delongas, queremos trazer a você, leitor assíduo do blog SST Online, 4 tendências tecnológicas que podem ser utilizadas na área de SST e que podem trazer eficiência e agilidade nos processos produtivos, minimizando também, é claro, os riscos aos quais você, trabalhador, está exposto.
Bora lá?
1) Beacon
Você já ouviu falar sobre Beacon? Traduzindo literalmente para o português, Beacon quer dizer “Farol”. Ele é uma tecnologia de localização que funciona por meio da emissão de sinais via Bluetooth 4.0 que podem ser captados por meio de smartphones. Como esta tecnologia pode nos ajudar? Ela funciona como uma espécie de GPS e facilita o encontro de colaboradores que, infelizmente, podem sofrer algum acidente de trabalho. Ou seja, mais segurança para resgate e, por consequência, atendimento ágil.
2) Internet das Coisas
Este termo (Internet das Coisas) já é mais conhecido porque envolve muitas áreas. Sabe aquelas “casas inteligentes”, que você pode acionar as luzes por meio do telefone? Internet das coisas! No dia a dia de um TST, por exemplo, a tecnologia pode ser uma facilitadora para gerar relatórios e documentos com alto grau de precisão e confiabilidade porque gera comunicação instantânea entre máquinas e dispositivos que utilizam a internet. Além disso, ela pode ser aplicada em sistemas de monitoramento de riscos.
3) Realidade virtual
Há alguns anos, a realidade virtual já é, de fato, uma realidade em nosso meio (trocadilho ruim, mas borá lá). Muito utilizada em games, ela também pode ser vantajosa para a área de SST. Muitas empresas já têm utilizado a realidade virtual para realizar cursos e treinamentos. Com a ajuda de recursos visuais e sonoros realistas, os trabalhadores vivenciam situações que exigem conhecimento prático e, assim, melhoram procedimentos. Bacana, né?! Se você já vivenciou algum treinamento assim, conta pra gente nos comentários.
Confira o exemplo:
4) Robôs e drones
Falar em robôs te lembra os filmes que assistíamos na década de 90? Bom, eles não são como se imaginava naquela época, porém são realidade no mundo atual e podem ser empregados na área de SST. Estes equipamentos podem ser utilizados, sobretudo, para a segurança de colaboradores, realizando serviços considerados de altíssimo risco, como um local com vazamento de substância tóxica, por exemplo. Já os drones podem chegar a locais mais altos, poupando muitos colaboradores e pensando em sua segurança.
Confira o exemplo:
E o que você acha sobre isso?
E você, já tinha lido ou ouvido falar sobre alguma destas tecnologias? Você acha que elas podem facilitar o seu trabalho?
Você conhece ou utiliza alguma outra? Quais as vantagens que elas te trazem? Conte para a gente!
Muito em breve, traremos um outro artigo falando um pouco mais sobre as vantagens do uso das tecnologias na área de SST.
1 comentário em “4 tendências tecnológicas na área de SST”
Ótimas dicas. Parabéns!