Você já deve ter ouvido falar sobre o “Outubro Rosa” ou, ainda, sobre o “Novembro Azul”, campanhas mundiais e que lembram da importância da prevenção contras os cânceres de mama e próstata, respectivamente. Porém, você sabia que existe a campanha “Abril Verde”? No mês de abril somos convidados a “vestir a camisa” verde e lembrar da importância da conscientização quando o assunto é segurança do trabalho.
Mas não é à toa que a data é lembrada neste mês. A origem da campanha “Abril Verde” ocorreu porque foi justamente em Abril que ocorreu a tragédia que é considerada o maior acidente de trabalho do mundo.
No dia 28 de abril de 1969, uma explosão em uma mina da cidade de Farmington, na Virgínia, estado dos Estados Unidos, matou 78 trabalhadores. Este foi um marco para que fossem adotadas novas medidas de segurança.
Mas por que é importante falarmos sobre Segurança do Trabalho?
Os dados sobre a quantidade de acidentes de trabalho no país não são tão atualizados de forma rápida, afinal, é preciso que as empresas informem ao Governo aquilo que ocorre, sobretudo nos parques fabris.
Porém, segundo dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), de 2012 até agosto de 2018, o Brasil registrou 4,2 milhões de acidentes de trabalho. Destes, mais de 15,5 mil resultaram em mortes, ou seja, são quase três mil mortes anuais e que, em sua maioria, poderiam ser evitadas.
Além destes dados que são alarmantes, muitos trabalhadores adoecem dentro do trabalho, por vezes por realizar tarefas repetitivas ou por estarem expostos a agentes nocivos, sem que haja um real cuidado por parte dos empresários.
Na prática, todo o cuidado é pouco, não somente para evitar aquelas tragédias que aumentam os números, mas para que doenças que surgem lentamente, como asma ocupacional, pneumoconioses ou, ainda, distúrbios relacionados à saúde mental, se desenvolvam.
A importância também cresce na medida em que os empresários ainda acreditam que uma equipe responsável pela Segurança do Trabalho é um “gasto desnecessário”, descumprindo, ainda, a legislação.
Vale ressaltar, sobretudo neste “Abril Verde”, que as empresas precisam de um time multidisciplinar com técnico de Segurança do Trabalho, além de engenheiros, médicos e enfermeiros de Segurança do Trabalho, formando o que chamamos de SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.
Como movimentar sua empresa durante o “Abril Verde”?
São diversas as formas de alertar e gerar uma discussão sobre a importância do Abril Verde em sua empresa: debates, seminários, palestras, mobilizações sociais em grupo e voluntárias, adoção do símbolo da campanha Abril Verde, o laço verde, em todo o ambiente corporativo são algumas das formas de conscientizar os trabalhadores.
1 comentário em “Abril verde: um alerta para a conscientização da Segurança no Trabalho”
Saúde em primeiro lugar…cuide se vamos se unir