Se você está ai pensando que está com os dias contados na sua carreira de SST porque já passou dos 50 ou porque tem muita concorrência jovem, tecnológica e conectada concorrendo com você, eu tenho uma boa notícia: não se engane, você está em vantagem!
Uma coisa que eu já falei em aulas para os alunos aqui da SST Online é que não deixem os outros saberem que você está “começando”.
Eu expliquei o motivo: é simples! A maioria das empresas, no caso os gestores e donos (quem têm o poder de decisão), muitas vezes não têm coragem de arriscar em algo novo. Ninguém quer testar.
As pessoas querem o conforto de tomar uma decisão baseado na máxima de que “se a empresa tem tantos clientes, eu vou também porque é confiável”, ou “se a empresa está há tanto tempo no mercado, ela é confiável”.
Pra mim, nenhuma das duas opções serve. O que importa é o resultado, o retorno sobre o investimento. Mas nem todos os gestores pensam assim.
Da mesma forma que serve para empresas, as ideias e estratégias que funcionam também continuarão e devem ser utilizadas pelas empresas que quero conquistar e manter mais clientes. Não se percam nas chuvas meteóricas de “dicas de Instagram e marketing” que tem por aí. Lógico que tem muita coisa boa. Mas a verdade é que mais confunde e atrapalha do que ajuda.
Lembre-se: você é um profissional de SST, não um marketeiro, para tentar emplacar todas as tendências de comunicação que estão bombando no seu mercado, na sua empresa de SST.
Observe o que já é feito há bastante tempo e funciona. O básico mesmo, que quase ninguém faz.
Melhore isso, tanto na sua empresa, quanto nas suas estratégias de marketing e comunicação.
Fique atento às tendências, mas não se perca. O conteúdo que está dentro da sua empresa/marca é mais importante do que o conteúdo que está fora dela.
Novas ondas sempre serão surfadas, mas você nunca vai conseguir pegar todas.
Busque o que é criativamente interessante, mas não esqueça que tem que ser mercadologicamente eficiente.