Caro leitor, você conhece a metodologia Bow Tie? No texto a seguir, abordaremos melhor sobre ela e como ela pode te ajudar a analisar riscos ocupacionais. Acompanhe para descobrir mais!
A Análise Bow Tie é a metodologia de análise de riscos preferida de indústrias como Petrobras, Shell e Vale.
Nos meus trabalhos de auditoria e diagnósticos, nas análises de riscos de tarefa, processos e barreiras, PGRs, revisão do PAE e PEI, o BOW TIE é a metodologia que eu utilizo.
Entre muitos erros e acertos nesses mais de 35 anos de vida profissional, foi a metodologia que se mostrou mais clara e eficiente no dia a dia. A BOW TIE ou GRAVATA-BORBOLETA é uma maneira esquemática e simples de descrever e analisar os caminhos de um risco, desde as suas causas até as suas consequências.
O foco maior do BOW TIE está nas barreiras entre as causas e o risco e entre o risco e as consequências. Sua primeira referência científica ocorreu em uma publicação da Universidade de Queensland (Austrália), em 1979. No entanto, a metodologia BOW TIE tornou-se conhecida em 1988, quando foi aplicada pelo Grupo Royal Dutch/Shell no estudo do desastre da plataforma de petróleo Piper Alpha.
Devido a sua representação gráfica, qualquer colaborador consegue entende-la facilmente. estando assim, alinhado no entendimento dos riscos e objetivos da organização.
Também devido a sua fácil visualização e entendimento, é bastante utilizada para a comunicação da gestão de riscos aos stakeholders.