Muitos colegas me questionam sobre o que eu acho sobre os treinamentos com realidade virtual em SST e Meio Ambiente. Até por que sabem que sou um fã incondicional e utilizei muito ao longo da minha carreira de gestor…
Minha visão do assunto:
À medida que as organizações buscam cada vez mais por treinamentos corporativos, as prioridades e os métodos de aprendizagem divergem dos caminhos já bem conhecidos por todos.
Para operar um negócio, as aprendizagens de segurança e conformidade são obrigatórias.
Para conseguir isso, é fundamental adotar e usar as últimas inovações que podem efetivamente envolver a força de trabalho e fornecer resultados.
Felizmente, a realidade virtual, com seus treinamentos e até mesmo cursos aumentam a retenção de informações fornecidas e criam uma experiência de treinamento imersiva para os colaboradores.
Baseado em minha experiência na área, seguem algumas razões para considerar a realidade virtual (RV) para a segurança
Melhora o engajamento psicológico.
Em empresas, os profissionais de ESG/QSMS-RS & Sustentabilidade procuram formas de fornecer “valor de segurança” através de vários métodos.
Seja em fábricas ou no trecho, a responsabilidade de manter um ambiente livre de risco, tanto do trabalho como socioambiental, está em seus ombros também.
No trabalho em altura, por exemplo, quando especificamente explicado os perigos de “não usando um arnês”, enquanto trabalhava em altura através de aprendizagens curtas, ajuda a resolver um problema endêmico de andaimes.
Através da realidade virtual, especialistas em segurança podem motivar os colaboradores a consumir conteúdo curto e efetivo e este pode processar as informações com cuidado.
Esses formatos de conteúdo permitem interações diretas com a capacidade de atenção de um colaborador e aumentam o foco nos ensinamentos.
Apoia a colaboração
Esses aprendizados visam transformar os alunos em participantes ativos.
Eles atuam mais como “facilitadores” na aquisição de conhecimento e aplicação de habilidades recém-adquiridas.
Seja sistemática ou aberta, os modelos seguem uma sequência lógica de análise, design, desenvolvimento e avaliações bem definidas no final.
Trata-se de facilitar o acesso ao conhecimento por meio de interações sociais e elementos colaborativos flexíveis.
Incentiva os aprendizados a qualquer hora, em qualquer lugar.
Os pequenos pedaços de informação podem ser acessados independentemente de sua localização e tempo.
Eles chegam nos tempos necessários e os alunos podem poupar tempo e aprender apenas o que eles estão interessados.
Os cursos acionáveis e intuitivos exortam a “necessidade” de conhecer e fornecer confiança e conhecimento aos colaboradores.
As aprendizagens de segurança precisam ser holísticas. Quando os materiais instrucionais consideram o menor aspecto da segurança e não comprometem em geral, as condições do local de trabalho atingem o estado de quase perfeito.
Os profissionais da organização, em vez de malabarismos com uma variedade de informações de segurança, estabelecem relações com a “quantidade certa de informações”.
Ferramentas como vídeos, jogos e aprendizagem virtual complementam e aumentam o verdadeiro propósito da educação em segurança.
A familiaridade com essas tendências só traz benefícios para o ambiente de segurança: eles se misturam com a abordagem moderna de “treinamento”.
As organizações podem se referir a suas próprias estatísticas e escolher incidentes que são mais prevalentes em seu local de trabalho.
Eles podem então recomendar cursos específicos para esses perigos, função de trabalho, habilidades ou outras variáveis.
Os treinamentos são essenciais para o progresso da indústria e do indivíduo.
É através destes cursos que eles podem entender sobre as habilidades necessárias e absorver as melhores práticas para as situações que irão enfrentar no seu dia a dia
Estamos juntos!