Contrário do que muitas pessoas acreditam, você não precisa ter milhões de seguidores nas redes sociais para alavancar o seu negócio. Você só precisa dos seguidores certos. Aqueles que estão dispostos a contratar seu serviços um dia.
Quando a gente fala em números e internet, é muito fácil se perder no raciocínio de o que é grande e o que é pequeno especificamente tratando do seu mercado.
Um exemplo disso é se você, que trabalha com consultoria em SST, acredita que precisa de 1 milhão de seguidores para daí sim fazer sucesso na sua área profissional.
O que queremos dizer aqui é que em nichos de mercado, tal como o de consultoria em SST, os números de leads (pessoas interessadas no seu negócio) necessários para que você consiga faturar e crescer são menores, porém, mais qualificados e difíceis de conquistar.
Diferente seria se o seu negócio fosse algo pop, tal como moda. Aí sim poderia fazer sentido na sua estratégia de marketing almejar uma conta no Instagram com 1 milhão de seguidores, sendo isso uma fonte de negócios.
A verdade é que, quanto mais segmentado for o assunto, menos pessoas estarão na roda de conversa. Porém, isso não significa menos oportunidades de negócios. Inclusive é mais fácil se fazer parte de uma conversa de qualidade quando ela é bem direcionada, certo?
Você estuda o assunto e se faz parte de uma forma natural. Isso facilita para você comunicar sobre os seus serviços e também para quem precisa buscar nessa imensidão da internet, alguns profissionais específicos, qualificados, relevantes, que estão aqui lendo esse artigo, possivelmente.
De fato, é isso que as empresas fazem. Elas buscam na internet por profissionais e empresas de consultoria em SST.
O mais difícil é encontrar no meio da multidão aquela empresa ou profissional que se identifica com o seu negócio. Por isso, uma boa comunicação, na qual você deixa bem claro o seu DNA e seus diferenciais enquanto profissional e empresa, é essencial para que você possa ser encontrado.
Se você vender mil vezes um serviço que custa mil reais, por exemplo, você já fez um milhão de reais.
Calcule quanto custa seu serviço e com isso faça a estimativa de quantos clientes ou contratações você precisa para atingir seu objetivo comercial.
Pense que ao invés de você vender seu serviço de SST você deve ser comprado.
Estude as estratégias de venda para conquistar clientes, mas também crie e acompanhe as metas.
Os números confortam mais do que assustam, quando são bem utilizados.