5 profissões mais perigosas no Brasil

Todos os dias, milhares de trabalhadores saem de casa sem saber se voltarão vivos.

É uma frase forte, né?!

Embora ninguém esteja a salvo de ir trabalhar e não voltar para a casa, existem alguns profissionais, de forma especial, que trabalham nas consideradas profissões mais perigosas do Brasil.

Você arrisca um palpite de quais são elas?

A gente lista para você agora 5 profissões mais perigosas no Brasil.

1) Minerador

E nós começamos com a profissão dos mineradores. E não são poucos os episódios de acidentes com mineradores ao redor do mundo. Aqui mesmo no Brasil já aconteceram várias. Há alguns meses nós lembramos, inclusive, o acidente que ocorreu na Mina Santa, em em Urussanga (SC) e que vitimou 31 mineradores. Este ainda é conhecido como um dos maiores acidentes da mineração no país.

Outro caso conhecido no mundo foi a dos mineradores chilenos, que ficaram mais de dois meses soterrados.

2) Construção Civil

Outra profissão que aparece na nossa lista de profissões mais perigosas  é a dos trabalhadores da construção civil. Mesmo que estejamos em 2020, infelizmente ainda há muitos trabalhadores desta área que não trabalham com o mínimo de proteção.

Segundo dados da Previdência, mais de uma morte acidental de trabalhadores da construção civil é registrada por dia em canteiros de obras do Brasil.

3) Eletricista

Se você já tomou um choque, por mínimo que ele seja, vai entender o porquê a profissão dos eletricistas entra na lista de profissões mais perigosas.

E aqui não estamos falando apenas de Brasil. A própria Organização Internacional do Trabalho (OIT) já a colocou entre as mais perigosas do mundo. Isto porque mesmo com os EPIs necessários (capacetes, luvas, botas), o choque elétrico possui uma carga muito grande.

4) Metalúrgico

A profissão dos metalúrgicos não poderia ficar de fora lista de profissões mais perigosas. A exposição ao calor e ferramentas perigosas faz com que essa profissão seja incluída na lista.

As máquinas usadas podem gerar, quando não se usa os EPIs indicados, acidentes graves e fatais, como a perda de membros. O manuseio dos metais também pode apresentar riscos à saúde do profissional.

5) Forças de segurança

Aqui vamos incluir mais de uma profissão, mas que são bem parecidas: pessoas que trabalham pela nossa segurança. Policiais, bombeiros, os próprios vigilantes, trabalham expostos há riscos de ferimentos graves e até mesmo morte.

 

Profissão bônus

Claro que existem muitas outras profissões perigosas. Poderíamos listar várias…

Mas escolhemos uma para o bônus desta lista: os profissionais de saúde. Em 2020 não temos como não olhar para todo o risco que eles têm corrido.

A exposição a doenças e riscos biológicos, como o coronavírus, é gigante. Isto se não falarmos naqueles que se expõem a elementos radioativos, que também representam um risco gigante á saúde.

 

Na sua opinião, qual destas profissões é a mais perigosa aqui no Brasil? A sua profissão está na lista?

Deixe um comentário para a gente e até a próxima! 😉

Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja antenado às novidades do SST

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nossos Cursos

Curso Dominando o PPP e LTCAT

Seja o profissional que o mercado procura! Domine a arte de elaborar LTCAT e PPP à prova de falhas no eSocial e abra as portas para ganhar mais de R$5.000 mensais em segurança do trabalho

Treinamento Prático Desafio GRO e PGR

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo

Curso Prático de Contestação do FAP

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo