Como fazer um planejamento em Saúde e Segurança do Trabalho

O planejamento é a principal ferramenta da Administração e deve contribuir para que os objetivos e metas da área de Saúde e Segurança do Trabalho sejam efetivamente alcançados. Com o eSocial, os prevencionistas serão cada vez mais solicitados a fazer a adequada Gestão de SST nas empresas.

A elaboração e a correta execução de um bom planejamento de SST podem fazer com que empresas e profissionais se destaquem no mercado. O maior benefício, no entanto, é proporcionar um ambiente seguro e saudável para os trabalhadores realizarem suas atividades.

O que é um planejamento?

Planejamento é uma ferramenta administrativa que permite reconhecer uma determinada realidade (com seus desafios, oportunidades, fraquezas e forças), avaliar a situação e definir caminhos para a realização de uma meta ou objetivo.

Os objetivos e metas no âmbito da Saúde e Segurança do Trabalho geralmente estão relacionados com a prevenção de riscos ocupacionais e as oportunidades de melhoria na Gestão de SST. As oportunidades de melhoria podem estar presentes, por exemplo, na definição de políticas de SST e implementação de novos processos.

Por que fazer um planejamento?

O planejamento é muito importante para a Gestão, pois envolve a preparação, organização e estruturação de objetivos, e auxilia nas tomadas de decisões e execução de tarefas.

Tentar atingir um objetivo sem dedicar tempo para pensar, avaliar e fazer definições com antecedência pode resultar em erros, prejuízos financeiros e demora na obtenção de resultados.

Quando fazer um planejamento?

Sempre que uma meta ou objetivo for estabelecido, devem ser planejadas as ações, o cronograma e os meios necessários para atingi-lo.

No que se refere à SST, o empregador já é obrigado pela Norma Regulamentadora 9 a fazer um planejamento, definindo suas metas, prioridades e cronograma.

Vale lembrar que toda empresa que mantém empregados vinculados à CLT deve elaborar e implementar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Para entender melhor, recomendamos a leitura do artigo Tudo que você precisa saber sobre o PPRA.

Níveis de planejamento

No universo empresarial, existem basicamente 3 níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional.

  • Planejamento estratégico
    Normalmente está relacionado a metas e objetivos amplos, com obtenção de resultados a longo prazo. A alta direção da empresa é a responsável pela sua elaboração.
    O planejamento estratégico de SST está ligado aos maiores problemas e oportunidades da área, que afetam a organização com um todo. Em geral, é por meio dele que se definem os objetivos e metas a serem atingidos no longo prazo.
    Por exemplo, em uma empresa do ramo químico, uma decisão de nível estratégico seria eliminar a exposição ocupacional ao agente nocivo de um produto químico que esteja afetando a saúde dos trabalhadores e, consequentemente, a imagem institucional.
  • Planejamento tático
    Consiste no planejamento de objetivos e metas de médio prazo, determinando as ações que levarão a empresa a atingir os objetivos estratégicos.
    É no nível tático que o planejamento estratégico é desdobrado, definindo-se os meios para concretizá-lo. Seus responsáveis são gerentes e supervisores de nível intermediário, situados entre o estratégico e o operacional.
    No exemplo da empresa do ramo químico, uma decisão de nível tático envolveria a criação de uma equipe para trabalhar na pesquisa e em testes de utilização de um substituto do produto químico muito menos tóxico.
  • Planejamento operacional
    Está relacionado aos pequenos passos diários que conduzem ao destino final. O foco são as ações imediatas, de curto prazo, que pavimentarão o caminho até alcançar o objetivo traçado no planejamento estratégico.
    Seus responsáveis são os trabalhadores que “põem a mão na massa” e os supervisores diretamente envolvidos na execução das atividades de suas equipes.
    Usando o exemplo da empresa do ramo químico, um objetivo operacional seria definir o papel de cada integrante do grupo de pesquisa do novo produto.

Um modelo de estrutura de planejamento

Não existe um modelo rígido de planejamento a ser seguido. Apresentamos os elementos sugeridos para um planejamento:

Metas e objetivo – este é o tópico mais importante do planejamento, a partir do qual serão definidos os caminhos que levarão ao destino (meta/objetivos) traçado.

Ações/tarefas – são os degraus a serem subidos para alcançar o objetivo. Cada degrau representa uma tarefa/ação a ser executada.

Responsáveis – além de uma pessoa responsável por gerenciar globalmente o planejamento, também é preciso eleger um responsável para a execução de cada tarefa/ação definida.

Cronograma – para que o planejamento seja executado dentro de um cronograma determinado, é imprescindível definir prazos para a execução das ações previstas no planejamento.

Custos/Recursos – é preciso prever os recursos humanos, materiais e financeiros necessários para a realização do objetivo. Quanto melhor forem determinados os recursos, menos surpresas aparecerão na execução do planejamento.

Indicadores de desempenho – Os indicadores são fundamentais para o controle do andamento das ações necessárias para chegar ao objetivo. Além disso, ajudarão o gestor do planejamento a avaliar ações para corrigir os pontos que estão em desconformidade.

É importante assegurar que todos os envolvidos saibam aonde a empresa quer chegar e quais serão os caminhos a serem seguidos. O alinhamento com o planejamento estratégico precisa estar claro e presente em cada pessoa que irá contribuir com ações e tarefas na construção do objetivo pretendido.

O planejamento é uma ferramenta muito importante e deve ser utilizado sempre que você estipular uma meta ou objetivo. Não importando se este objetivo é pessoal, social ou profissional.

Neste link, você encontra uma planilha com um modelo de planejamento. Bom proveito!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados

Esteja antenado às novidades do SST

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nossos Cursos

Meteórico GRO e FAP

Chegou a hora de você ter seu trabalho de SST visto como um investimento e ser muito bem pago para isso ​

PCMSO da nova SST, com Dr Rafael calixto

Aprenda TUDO que você precisa saber da NR-7 na nova SST com exemplos práticos, ferramentas e estudos de caso, e também como a gestão do PCMSO se adequa ao PGR e eSocial!

Mentoria FAP Expert

chegou a hora de você Dominar de uma vez por todas A gestão do FAP e sua carreira como Profissional de sst.

Mentoria GRO e PGR

Torne-se um profissional de SST valorizado no mercado, cobiçado pelas empresas e melhor remunerado em