8 cursos na área de SST para turbinar o seu currículo

Fala galera ligada aqui no canal SST ONLINE, como é que vocês estão? Bora pra mais um episódio da nossa websérie, #PráticasDoTST.

Aqui no #Práticas a gente aborda o cotidiano dos profissionais da área de SST, principalmente dos técnicos de Segurança do Trabalho. Falamos sobre documentos, procedimentos, comportamentos, enfim, algo relacionado ao dia a dia do TST.

Além dos textos, o canal SST ONLINE no YouTube tem uma playlist com vídeos dos temas publicados no #Práticas, sendo mais uma forma de você poder acompanhar. Quer dar uma olhada lá? CLIQUE AQUI e veja a playlist #PráticasDoTST no Youtube.

Cursos para turbinar o currículo

O tema de hoje veio através de sugestões do nosso público. Muita gente pede dicas sobre cursos que podem ser feitos para agregar conhecimento e impulsionar a carreira de profissionais e futuros profissionais.

Mas antes de começarmos, eu preciso comentar que a área de Segurança do Trabalho é altamente ampla, com um grande leque de possibilidades. Portanto, não tem como indicar meia dúzia de cursos certeiros pra todos. Não é como uma receita de bolo da Palmirinha que vai servir pra todo mundo fazer.

Precisamos analisar os objetivos

Quando dei aula no SENAC, muitos alunos pediam dicas de cursos para fazer ao longo do curso técnico, de modo que o currículo estaria mais “robusto” quando se formassem. Todos, sem exceção, esperavam uma resposta pronta, mas ela não vinha. Por quê?

Porque simplesmente um curso indicado pra quem quer trabalhar na construção civil pode não ser tão útil pra quem quer trabalhar com auditorias em empresas terceirizadas pela Petrobrás. Percebe a diferença? São mercados diferentes que exigem conhecimentos diferentes.

Sem mais delongas

Vamos ao que interessa: sugestão de alguns cursos que podem contribuir com o crescimento profissional e turbinar o currículo de um candidato a uma vaga.

Inglês técnico: algumas instituições ministram curso de inglês voltado para área de SST, o chamado “inglês técnico”, enfatizando termos técnicos utilizados na área de Segurança do Trabalho. É altamente indicado para quem pretende fazer carreira no mercado offshore. Além disso, para as demais áreas, é bom ter boa noção de inglês também né, vai que…

Bombeiro Civil: muitos profissionais da área de SST possuem formação de bombeiro civil (eu sou um deles, inclusive). É um curso que agrega bastante conhecimento, principalmente nas áreas de primeiros socorros e combate e prevenção contra incêndios. Mais indicado para quem pretende atuar na área de treinamentos.

CIPA: aqui não me refiro ao curso para cipeiros. Me refiro a curso para formadores de CIPA, cursos que vão agregar conhecimento para que o profissional de SST possa ministrar o treinamento exigido pela NR-05, afinal, muitas empresas devem formar suas comissões e vão precisar de instrutor. Além disso, pequenas (e algumas médias) empresas também precisam da CIPA na figura do chamado “designado”. Entender sobre a NR-05, processo eleitoral, treinamento e demais exigências relacionadas à CIPA pode ser um diferencial.

Cursos de perícias: a quantidade de ações trabalhistas e previdenciárias que envolve a Segurança do Trabalho é enorme e existe um vasto campo a ser explorado pelos profissionais. Os cursos de perícias normalmente abordam as atividades do perito e do assistente técnico. São funções e atividades diferentes, fazendo um bom curso pode-se levantar um bom dinheiro extra, ou fazer desta atividade a sua principal fonte de renda.

Cursos de auditoria: abordam a gestão das ISO 9001, 14001 e 45001, que estão integradas e alinhadas para direcionar as empresas no caminho da prevenção. É um curso que vai servir tanto para desmembrar as normas ISO (e entender melhor sobre gestão de riscos, por exemplo) quanto para quem pretende atuar no ramo de auditorias. Também é possível encontrar curso de alguma ISO separada, mas a integração entre elas faz com que o conhecimento das três seja um diferencial.

Cursos sobre documentação: atualmente há muitos cursos que abordam documentos de forma separada. Curso sobre PCMSO, PGR, análise ergonômica, enfim… Algum documento desses amplamente utilizado na área de SST. Esses cursos são excelentes e muito válidos, pois ensinam métodos e o conceito de cada documento. Sendo assim, aprende-se a elaborar um documento, para qualquer empresa de qualquer nicho, sem precisar ficar pedindo modelo pronto nos grupos de whatsapp.

E-Social: aos poucos o conhecimento em e-Social será cada vez mais cobrado, visto que já é uma realidade importantíssima para as empresas. Entender as nuances de cada evento, as informações exigidas, os tipos de erros e como solucioná-los será exigência padrão dentro de algum tempo.

Legislação previdenciária: esse talvez seja o meu preferido. Conhecer a legislação previdenciária e os impactos atrelados à SST com toda certeza é um tremendo diferencial para qualquer profissional da área. Falar sobre os tributos e o que pode ser feito para sua redução. Falar sobre como aumentar a lucratividade da empresa através dos investimentos em SST, definitivamente, é um caminho sem volta.

Além desses, existem diversos outros cursos que podem turbinar um currículo. Cursos relacionados a “soft skills”, por exemplo, com ênfase em questões comportamentais; cursos de alguma NR específica, como EPI, trabalho em altura ou espaço confinado; cursos de desenvolvimento pessoal, criatividade, oratória, enfim… São muitas as possibilidades que existem hoje em dia para buscar aprimoramento profissional.

Agora eu quero saber o seguinte: você já fez algum curso que mudou o rumo da sua carreira? Conta pra mim aqui nos comentários. Ah, aproveita e me diz o que achou desses cursos que foram citados, e se tiver alguma dúvida, coloca aí embaixo também.

Enquanto isso eu vou preparando o próximo episódio da nossa websérie #PráticasDoTST.

Um grande abraço a todos e FA   LOU!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados

Esteja antenado às novidades do SST

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nossos Cursos

PCMSO da nova SST, com Dr Rafael calixto

Aprenda TUDO que você precisa saber da NR-7 na nova SST com exemplos práticos, ferramentas e estudos de caso, e também como a gestão do PCMSO se adequa ao PGR e eSocial!

Mentoria FAP Expert

chegou a hora de você Dominar de uma vez por todas A gestão do FAP e sua carreira como Profissional de sst.

Mentoria GRO e PGR

Torne-se um profissional de SST valorizado no mercado, cobiçado pelas empresas e melhor remunerado em