É publicada a ISO 45001 – Sistemas de Gestão em SST

A Segurança e Saúde no ambiente de trabalho deveria ser a primeira preocupação para a maioria dos empregadores. No entanto, acidentes e mortes ainda ocorrem dentro das empresas. Para contribuir nesse sentido, a ISO 45001 estabelece os padrões mínimos de práticas para proteger trabalhadores ao redor do mundo.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), anualmente ocorrem mais de 2,78 milhões de mortes relacionadas a acidentes ou doenças no trabalho, somando-se aos 374 milhões de acidentes e doenças que não resultam em morte.

Além do enorme impacto nas famílias e comunidade em geral, o custo para empresas e sociedade é significativo.

A ISO 45001 – Sistemas de Gestão em Saúde e Segurança Ocupacional – Requerimentos com Orientação de Utilização é o primeiro padrão internacional para SST.

A nova ISO proporciona um modelo estrutural para aumentar a segurança, reduzir os riscos e aprimorar a saúde e bem-estar no trabalho, estimulando as empresas a agirem proativamente na melhoria dos indicadores de SST.

Quem pode (e deve) aplicar a ISO 45001?

A ISO 45001 é aplicável a qualquer organização, independente do tamanho ou tipo de atividade econômica. Ela foi desenhada para integrar-se aos processos de gestão já existentes nas empresas e segue a mesma estrutura de alto nível de outros padrões de sistemas de gestão ISO, tais como ISO 9001 – Gestão da Qualidade e ISO 14001 – Sistemas de Gestão Ambiental.

Quais são os benefícios para a sua empresa?

  • A ISO 45001 permite que as empresas implementem um sistema de gestão de SST.
  • Possibilita que os empregadores gerenciem os riscos e aprimorem a performance em SST através do desenvolvimento e implementação de políticas e objetivos mais efetivos.
  • Reduz acidentes no trabalho.
  • Reduz absenteísmo e rotatividade, gerando um aumento de produtividade.
  • Reduz custo com seguros.
  • Cria uma cultura de Saúde e Segurança, estimulando o papel ativo dos trabalhadores nas questões de SST.
  • Reforça o compromisso da liderança em aprimorar a performance de SST.
  • Atende aos requisitos legais.
  • Aprimora a reputação.
  • Eleva a moral dos colaboradores.

Como a ISO 45001 se diferencia de outras normas de SST?

A ISO 45001 foi desenvolvida levando em consideração outras normas internacionais de gestão em SST, como OHSAS 18001 e ILO-OSH 2001, bem como diversas normas nacionais. Além disso, está em consonância com os padrões e convenções da OIT.

Desenvolvida sob o escopo do sistema ISO, com contribuição de especialistas de mais de 70 países, a ISO 45001 proporciona um modelo internacional que leva em consideração a interação entre a empresa e seu ambiente de trabalho.

É possível integrar a ISO 45001 com o sistema de gestão existente na minha empresa?

Esta nova norma é desenhada para facilitar a integração dos novos tópicos de gestão com os sistemas de gestão já estabelecidos nas empresas.

Além disso, a ISO 45001 foi desenhada para andar de mãos dadas com a ISO 14001, uma vez que muitas empresas combinam as tarefas de gestão ambiental com as de gestão de Saúde e Segurança Ocupacional. Sendo assim, a integração com a ISO 45001 não será difícil, particularmente para quem já está familiarizado com os padrões ISO 14001.

Como funciona a certificação?

A certificação ISO 45001 não é obrigatória para se ter um padrão de gestão estabelecido por esta norma, mas pode ser interessante para comprovar que a empresa atende às exigências.

As organizações que possuem certificação OHSAS 18001, embora seja uma norma diferente, já possuem algumas das ferramentas e sistemas necessários para a implementação da ISO 45001.

Como começar a implementação?

Se você está considerando implementar a ISO 45001, aqui vão algumas dicas para começar:

  1. Faça uma análise do contexto empresarial relevante para a área de SST, bem como os fatores internos e externos que podem impactar no seu negócio.
  2. Estabeleça a abrangência do sistema, definindo o que se pretende atingir através do sistema de gestão.
  3. Defina as políticas e objetivos em SST.
  4. Estabeleça um cronograma para implementação do sistema e planeje como fazer para atingi-lo.
  5. Determine qualquer competência ou recursos que ainda faltam para que você possa começar a implementar este novo padrão de gestão.

A implementação de um sistema de gestão em SST ajudará a aprimorar a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho e contribuirá para a empresa fechar novos negócios.

Quando a área de SST é bem gerida, o mercado e a sociedade reconhecem o padrão de excelência da empresa como um todo.

Fonte: www.iso.org

Facebook
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja antenado às novidades do SST

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nossos Cursos

PCMSO da nova SST, com Dr Rafael calixto

Aprenda TUDO que você precisa saber da NR-7 na nova SST com exemplos práticos, ferramentas e estudos de caso, e também como a gestão do PCMSO se adequa ao PGR e eSocial!

Curso Dominando o PPP e LTCAT

Seja o profissional que o mercado procura! Domine a arte de elaborar LTCAT e PPP à prova de falhas no eSocial e abra as portas para ganhar mais de R$5.000 mensais em segurança do trabalho

Treinamento Prático Desafio GRO e PGR

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo

Curso Prático de Contestação do FAP

Um acompanhamento passo a passo para você analisar o extrato do FAP, identificar divergências e contestar o FAP 2022 de forma segura, correta e dentro do prazo