Recentemente, recebi vários questionamentos sobre a norma internacional ISO 50001 que acabaram gerando este post para te apontar o que afinal ela representa e para que serve.

A Norma Unternacional ISO 50001 visa aumentar e melhorar a eficiência energética e reduzir custos nas empresas. Ela é uma norma que pode ser aplicada ao setor público, ao setor privado e visa aumentar e melhorar a eficiência energética e reduzir a pena.

Neste texto, expressaremos brevemente o que consiste na ISO 50001, seu propósito e seus benefícios, para que possamos entender os aspectos mais básicos desta Norma Internacional.

O que é ISO 50001?

As organizações devem desenvolver uma política para um uso mais eficiente da energia.

ISO 50001:2011, “Energy Management System – Requerimentos with Guide for Use” foi criado pela ISO, Organização Internacional para Padronização e é baseado no modelo de sistema de gestão, que se mostrou muito útil, e é construído internacionalmente por organizações em todo o mundo.

Como diz a publicação da ISO ” Win the Energy Challenger with ISO 50001″, a aplicação dessa norma “pode fazer uma diferença positiva para organizações de todos os tipos em um futuro muito próximo, ao mesmo tempo em que apoia esforços de longo prazo para melhorar as tecnologias energéticas”.

Qual é o propósito da ISO 50001?

A mesma publicação anterior nos diz que “a norma visa fornecer às organizações uma estrutura reconhecida para integrar a eficiência energética em suas práticas de gestão”. Desta forma, podemos adiar que a norma seguirá para cumprir os seguintes pontos:

  1. Disponibilizar às empresas as ferramentas que as ajudam a aproveitar efetivamente seus ativos atuais de consumo denergia.

2. Facilitar a criação de transparência e comunicação fácil sobre gestão de recursos energéticos.

3. Melhorar as práticas de gestão de energia e promover boas práticas de gestão de energia.

4. Facilitar a avaliação das instalações e permitir que a aplicação seja dada às empresas de novas tecnologias no campo da eficiência energética.

5. Ajudar a conscientização sobre a eficiência energética a se espalhar por toda a cadeia de suprimentos, em última análise, por toda a organização.

6. Permitir que a empresa integre projetos de melhoria da eficiência energética com outros sistemas de gestão, como o Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a ISO 14001.

Portanto, devemos indicar que a ISO 50001 segue o processo já observado na ISO 9001( Sistema de Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e ISO 27001 (Sistema de Gestão da Segurança da Informação).

Ou seja, segue o Processo de Plan-Do-Verify-Acting que permite a melhoria contínua e a busca contínua pela integração das últimas notícias e tecnologia.

Vantagens da ISO 50001 para organizações:

A publicação acima nos diz que “como todas as normas do sistema de gestão, a ISO 50001 foi projetada para ser aplicada por qualquer organização, seja qual for o seu tamanho ou atividade, seja no sistema público ou privado, independentemente de sua localização geográfica”.

Nesta mesma publicação, ela nos diz que a ISO 50001 fornece um quadro de requisitos que permite às organizações:

  1. Desenvolver uma política para um uso mais eficiente da energia.

2. Estabelecer metas e objetivos para cumprir a política.

3. Usar os dados para entender melhor e tomar decisões sobre uso e consumo de energia.

4. Medir os resultados.

5. Rever a eficácia da política.

6. Melhorar continuamente a gestão de energia.

Estamos juntos!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja antenado às novidades do SST

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nossos Cursos

Mentoria FAP Expert

chegou a hora de você Dominar de uma vez por todas A gestão do FAP e sua carreira como Profissional de sst.

Mentoria GRO e PGR

Torne-se um profissional de SST valorizado no mercado, cobiçado pelas empresas e melhor remunerado em