O ambiente de testes do eSocial vai começar

Foi publicada hoje, 23/06/2017,  no Diário Oficial da União, a Resolução nº9 do Comitê Gestor do eSocial, que inaugura o ambiente de testes do eSocial, primeiramente, para as empresas  de Tecnologia da Informação – TI.

A partir das 7 horas do próximo dia 26, será disponibilizado o ambiente de produção restrita do eSocial para as empresas de TI.

Agora parece que é definitivo, o eSocial entrará no ar em janeiro de 2018 para as empresas com faturamento superior a R$78 milhões e em julho de 2018 para as demais empresas.

Disponibilização em 2 etapas

A disponibilização será dividida em duas etapas, sendo a primeira já na próxima semana, só para as empresas de  T.I., e a segunda etapa no período de 1º de agosto a 31 de dezembro de 2017 para todas as empresas.

Durante este período de testes, as empresas poderão testar a funcionalidade de seus sistemas e se ambientar aos leiautes do eSocial.

Cabe ressaltar que o eSocial não funcionará como um PGD off-line, no eSocial tudo será on-line! As empresas utilizarão a certificação Digital para garantir a validade e segurança na transmissão das informações.

E quando começa a prestação de informações de SST?

As informações relativas a Saúde e Segurança do Trabalhador começa 6 meses após a data de início de funcionamento do eSocial.

Ou seja, para empresas com faturamento (em 2016) superior a R$78 milhões as informações de Saúde e Segurança do Trabalho – SST deverão ser prestadas até o final de junho  de 2018. Para as demais empresas, até o final do ano de 2018.

E será que as empresas estarão se preparando para o eSocial?

A maioria dos profissionais que serão responsáveis por prestar as informações de SST ao eSocial ainda não despertou para a mudança que se aproxima.

As repercussões do eSocial para profissionais de SST, Contadores, RH e setor de Dep. Pessoal serão enormes. No entanto, são poucos os profissionais que tem  plena consciência disso.

Se você ainda não sabe quais informações de Saúde e Segurança do Trabalho – SST devem ser informadas através do eSocial, baixe o eBook – Guia de SST para o eSocial e conheça melhor o assunto.

Atualizações sobre o eSocial

Ainda não foi disponibilizada a nova versão do Manual de Orientações do eSocial.

Assim que for publicado, divulgaremos informações fresquinhas  aqui no blog SST Online. 

E se você quiser receber todas atualizações sobre o eSocial, basta cadastrar seu e-mail no formulário mais abaixo.

E para você, quais serão as principais repercussões do eSocial na área de SST? Deixe seu comentário aqui.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados

Esteja antenado às novidades do SST

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nossos Cursos

PCMSO da nova SST, com Dr Rafael calixto

Aprenda TUDO que você precisa saber da NR-7 na nova SST com exemplos práticos, ferramentas e estudos de caso, e também como a gestão do PCMSO se adequa ao PGR e eSocial!

Mentoria FAP Expert

chegou a hora de você Dominar de uma vez por todas A gestão do FAP e sua carreira como Profissional de sst.

Mentoria GRO e PGR

Torne-se um profissional de SST valorizado no mercado, cobiçado pelas empresas e melhor remunerado em