Plano de Ação – 5w2h

A nova NR-01, que entra em vigor em janeiro de 2022, trouxe à tona uma ferramenta já conhecida dos profissionais de segurança do trabalho e que será exigida obrigatoriamente dentro do PGR.

Este é mais um episódio da nossa nova série, #PráticasDoTST, onde abordamos o cotidiano dos profissionais de segurança do trabalho, falando sempre sobre um documento, ferramenta ou algo relacionado ao dia a dia dos profissionais de SST.

Se você quer ficar por dentro da série, temos uma playlist no youtube com os episódios que subimos até agora, se liga: QUERO ACESSAR A PLAYLIST.

Seguindo com nosso episódio de hoje, vamos falar sobre PLANO DE AÇÃO.

O item 1.5.7.1 da norma traz a exigência de duas ferramentas: inventário de riscos e plano de ação. É sobre essa segunda que vamos falar hoje, afinal, muitos já utilizam plano de ação dentro do PPRA. Mas por não haver obrigatoriedade por parte da NR-09, alguns profissionais desconhecem e ainda não utilizam esta ferramenta simples e útil, que deverá estar presente no PGR a partir de janeiro de 2022.

Descrever o que precisa ser feito é uma etapa extremamente importante, afinal, desta forma fica registrado o compromisso da empresa com determinada atividade. Inclusive, em alguns casos, pode-se inserir quem ficará responsável pela sua realização, o que torna a ferramenta ainda mais interessante, visto que esta responsabilidade passa a ser de alguém, pessoa física, e não apenas da empresa como um todo.

Hoje vamos falar sobre o plano de ação conhecido como 5W2H. Mas temos diversos outros modelos para planejar ações, inclusive com base nesse. Eu mesmo, em determinada ocasião, já usei um modelo “4W1H” e tá tudo certo. Me atendeu bem para o que eu precisava e seguimos em frente.

5W2H na Prática

Não vamos aqui padronizar nenhum modelo de plano de ação. Cada profissional pode utilizar o modelo que for mais adequado à sua realidade, não havendo necessidade de copiar e colar um modelo pronto. O que precisamos é compreender sua estrutura e entender como é importante planejar as ações que devem ser realizadas. Vamos demonstrar que fica mais fácil:

Desta forma já temos um panorama de como preencher a planilha e como planejar as ações, agora vejamos como ficaria seu preenchimento através de um exemplo:

De fato, como podemos ver, é uma ferramenta bastante simples, independente do seu modelo. Basicamente é uma constatação das ações que serão realizadas e, conforme comentamos, está prevista na nova NR-01 como ferramenta que deve estar presente no PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos).

O fato é que podemos utilizar o plano de ações em outras oportunidades também, como planejar as ações da CIPA ou do SESMT, por exemplo. Ou do RH, marketing, produção, logística, dentre outros. Até em tarefas domésticas, com marido/esposa e filhos. De fato, como podemos ver, é uma ferramenta bastante simples, independente do seu modelo. Basicamente é uma constatação das ações que serão realizadas e, conforme comentamos, está prevista na nova NR-01 como ferramenta que deve estar presente no PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos).

Resumindo, o plano de ações que a gente relaciona com a entrada do PGR (e acaba ficando preso nisso) na realidade é um “planner” que pode ser utilizado em qualquer atividade, seja na vida profissional ou pessoal.

Portanto, vamos aproveitar que nós, profissionais da área de SST, precisaremos obrigatoriamente lidar mais com o plano de ações (devido ao PGR) e vamos disseminar seu uso, normalizando esta ferramenta igualmente simples e funcional.

Enquanto isso, eu vou pensando no que vamos abordar em nosso próximo episódio da série #PráticasDoTST.

Um grande abraço a todos e FA   LOU!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados

Esteja antenado às novidades do SST

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nossos Cursos

PCMSO da nova SST, com Dr Rafael calixto

Aprenda TUDO que você precisa saber da NR-7 na nova SST com exemplos práticos, ferramentas e estudos de caso, e também como a gestão do PCMSO se adequa ao PGR e eSocial!

Mentoria FAP Expert

chegou a hora de você Dominar de uma vez por todas A gestão do FAP e sua carreira como Profissional de sst.

Mentoria GRO e PGR

Torne-se um profissional de SST valorizado no mercado, cobiçado pelas empresas e melhor remunerado em