Como estratégias de comunicação podem facilitar a vida de profissionais de SST

Você já parou para pensar como a comunicação é importante na sua vida?

Se você chegou até este texto: comunicação. Se você está lendo este texto: comunicação. Você deu bom dia para alguém hoje: comunicação. Você está trabalhando neste momento: comunicação.

Claro que nós te mostramos alguns exemplos aleatórios somente para que você entenda que a comunicação nos acompanha desde quando ainda estamos no ventre das nossas mães.

Aposto que você já conversou ou presenciou alguém conversando com um bebê ainda na barriga e ele deu um chute… A cena é linda! A cena é comunicação!

E como que algo tão importante nas nossas vidas não é levado a sério em nossos trabalhos?

É por isto que queremos chamar a atenção neste artigo para a importância da comunicação na área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e qual deve ser a linguagem utilizada por nós neste fluxo de comunicação em nossas empresas.

Elementos da comunicação e comunicação assertiva

Para que entendamos um pouco mais da importância da comunicação assertiva no nosso ambiente de trabalho, precisamos lembrar algo simples:

Em uma conversa nós temos alguns elementos de comunicação:

Um emissor (aquele que fala), a mensagem e o código (o que se fala e como se fala, seja por voz, texto, imagens…), o receptor (aquele que ouve) e o meio (o contexto da mensagem).

Para que uma comunicação seja assertiva, o receptor precisa entender por completo, sem interferência do meio, aquilo que o emissor quer falar.

Recebendo a mensagem e entendendo, ou seja, sem nenhum ruído do meio,  o receptor poderá dar um feedback ao emissor e, por consequência,  a conversa flui e a comunicação é assertiva.

Entendemos por comunicação assertiva aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado.

A comunicação quando é assertiva cria um canal aberto que permite diálogo entre as partes.

Quando há ruídos de comunicação, a mensagem dada pelo emissor não chega como deveria no receptor e, então, temos problemas – que podem ser sérios.

Você já deve ter passado por algo parecido com isto, não é mesmo?!

Agora, te questionamos:

A comunicação tem sido assertiva no seu ambiente de trabalho? Você consegue se comunicar bem com o seu chefe e passar informações aos colaboradores? Você consegue conversar com os colaboradores e levar informações ao seu chefe? E tudo isto sem que haja ruído de comunicação?

Fluxos de comunicação nas empresas

Para que a sua resposta seja sim em todos os questionamentos que te fizemos há pouco, é preciso que haja alguns fluxos funcionando muito bem na empresa onde você trabalha.

Confira quais são eles:

Fluxo descendente ou vertical

Este fluxo de comunicação é aquele de cima para baixo, ou seja, o processo de informações da cúpula diretiva, do gerente, do diretor para os colaboradores.

Fluxo ascendente

Já o fluxo ascendente é o processo contrário. Os colaboradores, que estão na posição inferior da estrutura organizacional, enviam informações aos seus diretores, gerente e afins

Precisamos abrir um parêntese aqui para falar da importância deste fluxo no seu dia a dia.

É você, que está no chão de fábrica e na rotina dos colaboradores, que, na maioria das vezes, precisa levar os anseios de cada um deles quando o assunto é SST à direção da empresa.

Você tem feito isto de forma assertiva? Qual a linguagem que tem usado?

Aqui também precisamos falar uma coisa muito importante: o uso do português.

A nossa língua é difícil, nós sabemos, mas na hora de comunicar assertivamente, sobretudo com quem é seu chefe, o uso do bom português é imprescindível: sem gírias, sem palavras erradas, tentando ser o mais claro possível e, obviamente, levando de maneira assertiva, aquilo que é anseio dos seus colegas de trabalho.

Fluxo horizontal ou lateral

Chegamos, agora, naquele que julgamos o fluxo mais importante, afinal, é ele que busca evitar que acidentes de trabalho aconteçam: o fluxo horizontal ou lateral, que é a comunidade entre você e seus colegas de trabalho.

Recentemente perguntamos em nosso Instagram (se você não nos segues, esta é uma ótima oportunidade – clique aqui e confira todo nosso conteúdo) sobre as estratégias de comunicação utilizadas nas empresas.

Quando falamos de estratégias, estamos falando, sobretudo, deste fluxo horizontal.

Pense com a gente: você tem diversas normas e regras de SST, comunicados que você recebeu naquele fluxo vertical, novas informações sobre a área que você precisa repassar ou apenas fazer lembretes diários e semanais.

Como você tem feito isto? É aqui que precisa entrar as suas estratégias de comunicação

Defina sua estratégia de comunicação

Você faz o DDS? Há cartazes com campanhas de alertas, informações e normas na sua empresa? Qual a última vez que seus colaboradores passaram por formação? Há a realização da Sipat? Vocês têm um grupo de WhatsApp exclusivo para passar informações de SST?

Estes são apenas alguns dos exemplos de estratégias que você pode adotar para garantir uma melhor comunicação com seus colaboradores e que serão pauta de um novo artigo muito em breve 😉

E aí na sua empresa? Quais são as estratégias usadas? Conte para a gente!

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