Muitas organizações querem melhorar sua Cultura de Segurança para reduzir as taxas de lesões e aumentar a produtividade. Mas como uma empresa começa a fomentar isto?
A seguir, apenas algumas áreas-chave que vão um longo caminho para estabelecer uma Cultura de Segurança positiva em uma organização, baseados nas minhas quase quatro décadas de vivência e experiência na área.
Compromisso de gestão
A Cultura de Segurança deve ter o compromisso total da liderança da empresa.
Executivos e gestores devem liderar pelo exemplo, seguindo as próprias políticas de segurança e devem adotá-la como um valor organizacional central.
Os esforços de segurança devem ser vistos como complementares às metas de produtividade e rentabilidade, em vez de em conflito com eles.
Engajamento dos colaboradores
Em uma organização com forte Cultura de Segurança, os colaboradores estão altamente engajados.
Eles não se ressentem dos esforços de segurança, vêem as regras de segurança como um incômodo que interfere em seu trabalho ou acreditam que a segurança é “trabalho de outra pessoa”. Pelo contrário, eles estão totalmente comprometidos em tornar seu local de trabalho o mais seguro possível.
Os colaboradores engajados não hesitam em falar se presenciarem condições ou ações inseguras porque sabem que podem levantar preocupações sem medo de retaliação.
Análise de risco de trabalho e investigação de incidentes
Para proteger os colaboradores dos riscos no local de trabalho, você precisa saber quais são esses perigos.
A análise de risco (PGR) de trabalho permite identificar os perigos associados às tarefas que seus trabalhadores desempenham para identificar as medidas de proteção adequadas.
Da mesma forma, após um incidente, você precisa ser capaz de perfurar até a causa raiz para determinar o que deu errado e como evitar recorrências.
Um programa eficaz de investigação de incidentes permitirá que você faça isso.
Políticas e procedimentos
Políticas e procedimentos são a espinha dorsal que sustenta uma Cultura de Segurança.
As políticas relacionadas à segurança, por exemplo, no que diz respeito ao uso de EPIs ou à proibição de brincadeiras devem ser claras, por escrito e especificar consequências para o não cumprimento.
Procedimentos (como aqueles para bloqueio/tagout ou desligamento de emergência) devem ser escritos em linguagem facilmente compreensível que descreve o assunto de forma passo a passo.
Os colaboradores devem estar familiarizados com as políticas e procedimentos de segurança que devem seguir e devem poder revisá-los a qualquer momento.
Treinamento
Para ter uma forte Cultura de Segurança, os colaboradores precisam receber treinamento de alta qualidade sobre as políticas e procedimentos de segurança da empresa, riscos a que podem ser expostos no trabalho e práticas de trabalho seguras para se proteger contra esses riscos.
O treinamento deve estar em uma linguagem e vocabulário que os trabalhadores possam entender e deve ser fornecido a todos os trabalhadores, incluindo trabalhadores temporários.
Certifique-se de documentar o treinamento e acompanhar quando o treinamento de atualização é necessário.
Metas mensuráveis e responsabilização
A Cultura de Segurança não pode tomar posse em uma organização sem metas claramente definidas e métricas confiáveis para avaliar o sucesso no alcance desses objetivos.
Uma combinação de indicadores líderes e defasado fornece a imagem mais completa da cultura de segurança de uma organização.
Estabeleça metas de segurança desafiadoras, mas alcançáveis, e avalie seu progresso em direção a essas metas com frequência, fazendo ajustes conforme necessário.
Estamos juntos!
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